Categorias: Terapias Naturais

Como você vai preparar infusões e chás

Foto: Livia Gameiro, em Casa Manacá RJ. Fonte: Na Casa do Jardim.

Para preparo de infusões e chás, indico alguns cuidados especiais, que descrevo abaixo.

Folhas e flores: coloca-se as ervas ou flores em um recipiente e derrama-se água fervente por cima. Tampe bem e deixe em repouso de 1 a 3 minutos. Como as folhas e flores são mais delicadas que cascas, raízes e sementes, você não precisa deixar que elas fiquem em ebulição.

Cascas, raízes e sementes: leve-os ao fogo brando e após levantar fervura deixe em ebulição por 3 minutos. Como são mais fortes e resistentes que as folhas e flores, é necessário esse processo para que liberem os princípios ativos. Raiz de valeriana (Valeriana officinalis) costumo deixar em ebulição por 5-6 minutos, para amenizar o cheiro forte.

Outro método muito utilizado e bastante eficiente para extrair o princípio ativo da planta, consiste em colocar uma proporção de erva dentro de um recipiente com água durante a noite ao relento (12 horas) e fazer uso dessa água ao longo do dia.

As ervas podem ser usadas em forma de cataplasmas, sucos, unguentos, colírios, pomadas, e demais usos. No curso online Medicinas Caseiras, você vai aprender sobre esse assunto com maior propriedade. Para saber mais, escreva para contato@cozinhadojardim.com ou no whatsapp: +55 21 99004-9973.

Dê sempre preferência ao chá natural sem adoçantes e prepare-o diretamente evitando guardar para o dia seguinte, pois pode oxidar e/ou fermentar. Durante o verão, experimente usar chá gelado com uma fatia de limão ou laranja.