Categorias: Floral Celta / Terapias Naturais

Floral Celta: Flor de Borago e Deusa Morrigan

Quando olhei para minha mão senti o coração acelerar, vi a flor de Borago ali: azul, reluzente e a mais linda que meus olhos já viram. No plano terreno ela é bem pequena, mas ali, naquele momento e lugar, que não consigo precisar exatamente, a flor era enorme, cerca de 20 centímetros aproximadamente.

Nesse momento, meu mentor me falou, com sua voz suave e um pouco alegre (como lhe é de costume):

“-Rachel, eis aqui a flor precursora. É com ela que obtemos coragem e inspiração para nos lançarmos no campo de batalha da vida!”.

Você recorda que os antigos guerreiros, homens e mulheres, bebiam da bebida em água e fogo, com flores da borragem, para ganhar coragem. Também faziam pinturas e tatuavam em seus corpos com essa tinta. Essa força em conjunto com os tambores impregnavam no ambiente e até plasmavam no astral a sensação de poder, de luta, de glória.

Ele completou:

“-E é isso que buscamos aqui, essa imantação. Então, procure pela flor e a transforme em floral. A forma de armazenamento chegará por inspiração a você ao longo dos dias”.

Morrigan

Fonte: https://www.mensagenscomamor.com/mitologia-celta

Então ele me disse sobre a Deusa Morrigan. Eu não a conhecia muito profundamente, apenas de forma superficial. Minha formação dentro da doutrina espírita e do catolicismo da infância não me trouxeram a cultura e o conhecimento acerca de deuses pagãos, nem mesmo os deuses celtas.

Eu vi a imagem de um corvo em minha mente e entendi que era uma associação à Ela, Deusa Morrigan. Vi o corvo sobrevoando um campo e guerreiros aguardando pelo momento de iniciar a batalha, mas me pareceu que já havia ocorrido um conflito anteriormente naquele local. Me veio naquele momento que era uma batalha contínua – assim como a vida. Dias que se ganha, dias que se perde, mas o importante é se manter firme, com coragem, diante do porvir. Quem não esmorece, obtém a vitória.

Pude começar a perceber a intenção daquele floral ali naquele instante.

Morrigan é associada com a guerra e com o campo de batalha, algumas vezes é anunciada com a visão de um corvo sobre carcaças ou ainda com a premonição de mudanças. É considerada uma divindade da guerra, comparável às Valquírias da mitologia nórdica.

Para os celtas, a morte não era um fim, mas um recomeço em um Outro mundo, o início de um novo ciclo.

Relacionada à transmutação, ao renascimento, ao findar de um tempo e de um novo capítulo em nossas vidas. Também fala de fertilidade e campo, em ligação com o gado bovino.

Deusa da guerra, da luta, da batalha, das premonições, destruição e renascimento, morte e vida, magia e fertilidade. A guerra destrói, abrindo caminho para algo novo renascer. A figura da mulher, considerada em muitos aspectos como bruxa, que ficava em casa curando os feridos, preocupando-se com os filhos e dando a eles a vida, trazendo a comida à mesa… é nesse ponto que se encontra retratada a fertilidade, no sentido de um novo ciclo para crescer e florescer.

Floral Celta Deusa Morrigan

Crédito da foto: Livia Gameiro, em Casa Manacá Rio de Janeiro.

Entendi naquele momento que essa seria a primeira sabedoria ancestral em gotas de luz! Meus olhos brilharam de contentamento!

Entendi também que deveria ser uma forma de homenagem aos atributos da Deusa Morrigan e, principalmente, aos potenciais de tratamentos emocionais da Flor de Borago.

Para isso, indaguei curiosa ao meu mentor, em que ponto eu poderia utilizar a planta. E num momento posterior de sonho, dentro do que Pietro Ubaldi chama de mediunidade associativa inspirativa (deseja que eu fale mais sobre esse assunto? Deixe nos comentários o pedido), adentramos em um universo druida que me pareceu um local de operação espiritual.

Ali vi três homens com vestes longas, todos com semblante sério e olhar concentrado, uma espécie do que seria no mundo de hoje, uma sala de cirurgia. Era jogado uma fumaça em cima de uma mulher que estava deitada num leito. Essa fumaça era feita com a mistura de ervas e da flor de borago. Era passado uma forma pontiaguda feita de galho e com pedra na ponta por todo corpo da mulher, sendo que no ponto do coração, sentiam forte energia. Fiz em minha mente uma imediata ligação com a radiestesia – apesar do “pêndulo” usado por eles me soar um tanto rústico.

Davam de beber para a mulher uma bebida feita de flor de borago e diziam que seria feito um cuidado no coração. Vi que o vapor da fumaça era uma espécie de limpeza do local em que seria feito o corte.

Sai da cena em que me encontrava e ouvi a voz do meu mentor me dizendo que o primeiro floral do Sistema Celta deveria cuidar do coração, de maneira emocional, para que a desarmonia não atravessasse esse campo e invadisse o plano físico.

O floral Deusa Morrigan – Flor de Borago traz a seguinte mensagem: “Eu sou a coragem reveladora da minha verdade!”

Principais pontos de atuação da planta no físico pela medicina tradicional: Pulmão. Sistema respiratório. Rins. Coração. Vias urinárias.

Emoções a curar conforme a metafísica da saúde: Medo, pânicos e fobias. Tristeza e mágoa. Dificuldades de adaptação e mudanças.

Sobre a flor de Borago (Borago officinalis) em alimentação e saúde

Com nome popular de borragem, o borago tem nomenclatura científica Borago officinalis. É uma planta nativa do Mediterrâneo e da Ásia e possui porte herbáceo. As flores nascem durante todo o ano e geralmente são da cor azul, mas podem também ser brancas ou lilases.

Pode ser utilizada na culinária – folhas e flores. Mas as folhas indico que sejam refogadas, por serem um pouco ásperas e amargas. Já as flores possuem sabor leve e pode ser utilizada refogada ou crua para enfeite de pratos ou como ingrediente principal.

Borago também é cultivado mundialmente para obtenção do óleo de borago, rico em ácidos benéficos para a suplementação alimentar e que também funciona para tratamentos de doenças como esclerose múltipla, diabetes, doenças do coração, artrite e eczema (ASAD-SAMANI; BAHMANI; RAFIEIAN-KOPAEL, 2014).

Na medicina popular, conforme pesquisa acadêmica, o borago é utilizado, apenas para citar alguns exemplos, como antiespasmódico, bronco dilatador, vasodilatador e com efeitos em atividades cardíacas (GILANI; BASHI; KHAN, 2007).

Referências acadêmicas

ASADI-SAMANI, Majid. BAHMANI, Mahmoud. RAFIEIAN-KOPAEI, Mahmoud. The chemical composition, botanical characteristic and biological activities of Borago officinalis: a review. Asian Pacific Journal of Tropical Medicine. Vol. 7, Supplement 1, pp. 222-228. 2014.

GILANI, Anwarul. BASHIR, Samra. KHAN, Arif-Ullah. Pharmacological basis for the use of Borago officinalis in gastrointestinal, respiratory and cardiovascular disorders. Journal of Ethnopharmacology. Vol. 114, Issue 3, pp. 393-299, 2007.